segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Uniban, vestido provocante e violência


O post de hoje relaciona as palavras-chaves a respeito da polêmica gerada pela aluna da Uniban, Geisy Arruda, e seu vestido cor de rosa. O que mais chama atenção neste epsódio é a reação da instituição de ensino ao decidir pelo extremo: a expulsão.

O blog do jornalista Marcos Gutman fala em linchamento moral (http://blog.estadao.com.br/blog/guterman/?title=uniban_e_o_linchamento_moral_a_culpa_e_d&more=1&c=1&tb=1&pb=1)...

A Ministra da SPM, Nilcéia Freire, fez sua crítica: “Justificar qualquer crime ou mesmo discriminação contra a mulher só faz propagar a cultura sexista de gênero, pois afasta a culpa dos agressores, transmitindo-a a fatores secundários como o uso inadequado de roupas, comportamento provocativo ou ainda à conduta da mulher”.
http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sepm/noticias/ultimas_noticias/nota_caso_geyse/

Poucas Universidades tiveram a chance de projetarem sua imagem de maneira tão negativa e, ao mesmo tempo, conseguirem promover uma mulher por causa de seu vestuário. Parabéns, Senhores (frase em tom sarcástico)!

Finalizo a postagem com um trecho extraído do http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,o-urro-ancestral-da-faculdade-injuriada,459621,0.htm que foi elaborado pela Antropóloga Débora Diniz: "Não há nada que justifique o uso da violência para disciplinar as mulheres. Nem mesmo a situação hipotética de uma mulher sem roupas justificaria o caso. Mas parece que uma mulher em um vestido insinuante provoca mais fúria e indignação que a nudez. O vestido rosa seria o sinal da imoralidade feminina, ao passo que a nudez denunciaria a loucura. A verdade é que não há nem imoralidade, nem loucura. Há simplesmente uma sociedade desigual e que acredita disciplinar os corpos femininos pela violência. Nem que seja pela humilhação e pela vergonha de um vestido rosa."

2 comentários:

  1. Às vezes penso no quanto as pessoas perdem seu tempo por questionar pequenas situações ridículas que jamais fariam mudar o modo de ser de um povo. Parece até mentira a confusão numa UNIVERSIDADE por conta de uma mini saia(criada desde 1968) que determinada MULHER usava numa sala de aula. MEU DEUSSSSSSSS ...um Reitor com tal atitude como essa jamais deveria estar num posto como esse e fazer o que fez. Afinal, de que barraco ou buraco ele veio? Acho nem mais em periferia ou favela que o diga não existe mais este tipo de preconceito ou ação.Até parece que este cidadão ainda vive no tempo das cavernas...minha gente precisamos nos preocupar com coisas mais consistentes, as geleiras derretendo, gente morrendo de fome, a guerra no mundo, educação para todos, a corja de ladrões que sustentam o senado, verificar as contas e gastos dos políticos com nosso dinheiro....é coisa demais...e além de tudo isso...ainda tem gente se preocupando com mini saia?Ninguém merece!
    Márcia Cabral

    ResponderExcluir