sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Mesa de debates: Lei 11.340/06


O CEAV promove, nos dias 29 e 30 de outubro e 11 de novembro, o 4º módulo de capacitação com o tema: “A mulher e o enfrentamento da violência”.

Hoje a tarde, a palestra que apresentarei tratará da aplicabilidade da Lei Maria da Penha. O momento será oportuno para troca de conhecimento, de experiências, para troca de idéias e exposição de indagações.

Além da minha participação, haverá palestra de Gregória Benário Lins e Silva - Coordenadora do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra.


O Centro de Atendimento a Vítima de Crimes tem sua origem num programa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com administração local da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

Ao clicar nos links a seguir, o leitor poderá saber um pouco mais sobre este importante programa:

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/?n=9487

http://www.mj.gov.br/sedh/ct/spddh/cgpvta/centros.htm

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

"Perfil criminal e seu uso na investigação e perícia"


Eis o tema da palestra proferida hoje na Unipê por Ilana Casoy* - estudiosa das mentes criminosas.

A palestrante mostrou como foi realizado o estudo do perfil de um "serial killer"que ficou conhecido no Estado do Pará como o "Monstro do Ceasa". O fato investigado envolvia três jovens que foram mortos, violentados e mutilados nas matas da Ceasa entre 2006 e 2007. Uma quarta vítima conseguiu sobreviver e, por conseguinte, facilitou o trabalho da Polícia na identificação do criminoso.

Ao término da explanação (por sinal, ótima!), Casoy citou uma frase de Friedrich Nietzsche: "Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você."

Pausa para reflexão...

*Ilana Casoy é autora dos livros: "Serial killer* – Louco ou Cruel?", "Serial Killers – Made in Brasil" e "O Quinto Mandamento – Caso de Polícia". Se tiver tempo, confira: http://www.serialkiller.com.br/